Isaú Meneses, nasceu em 7 de Janeiro de 1962 numa vila chamada Vila Perry actual cidade de Chimoio.
Filho de pais oriundos do distrito de Caia província de Sofala, Isaú iniciou os estudos aos 6 anos, altura em que contraiu a cegueira vítima de sarampo.
Em 1974 retomou os estudos primários aos 12 anos, altura em que começa a aprender a tocar a guitarra que o seu pai lhe oferecera aos 8 anos de idade.
Em 1976 faz a sua primeira aparição pública inserido na banda juvenil em Mafambisse, distrito de Dondo. Na mesma altura iniciou a aprender a tocar teclado.
No entanto, considera como inicio da sua carreira o ano de 1983 quando intensificou a sua presença em espectáculos musicais na cidade da beira. Em 1984 ganha uma parada de sucessos na cidade do mesmo nome.
Em 1985, recebe um convite da poligramp uma empresa discográfica do Zimbabwe para editar um disco, pedido que ele declina para priorizar a continuação dos estudos na universidade.
Em 1986 matricula se no curso de sociologia na Universidade Nova de Lisboa, onde veio a concluir a licenciatura em 1990.
No entanto em paralelo frequentou numa escola privada um curso de música de dois anos onde aprendeu, entre outras disciplinas, teclado e composição. Foi igualmente tenor efetivo do corro de Lisboa da rádio renascença, emissora católica portuguesa de 1987 a 1990.
Em 1999 edita o seu primeiro disco pela vidisco Portugal, denominado há esperança, com o qual ganhou um disco de prata. ainda pela vidisco editou seguidamente mais 5 álbuns, momeadamente:
- Visões do alem;
- Nsolo wa ntsomba Nguani;
- Tapi Djêe;
- Wankwanissa Gocha;
- Africa, thangwi yandji!?
De referir que com o quarto álbum (Tapi Djêe) o cantor recebeu um disco de platina.
Devido a excessiva ocupação, por ser deputado da assembleia da republica e por estar a concluir o doutoramento, Isaú Meneses teve uma ligeira pausa na edição continuando, porem, a produzir. É assim que terminada a sua missão parlamentar em 2010, e concluído o doutoramento em sociologia rural e urbana em 2011, lança o seu 7o disco em 2013 denominado Patchissa Pana Nfite.
Actualmente acaba de concluir a produção do seu oitavo disco denominado Pyatekera a ser lançado brevemente.
Para alem de espectáculos dentro do pais, já teve actuações fora do pais, nomeadamente em Portugal, África do Sul, Timor leste e mais recentemente em Zanzibar no festival Sauti Za Busara em Fevereiro de 2017.
No programa radiofónico Ngoma Moçambique (uma parada musical organizada anualmente pela Rádio Moçambique), Isaú Meneses ganhou uma vez o premio imprensa e por duas vezes foi melhor voz masculina.
Isaú Meneses tem vários vídeos entre os quais si destacam; Tapi Djêe, por um mundo melhor, Patchissa Pana Nfite, por favor paz, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário