segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cultura do Povo Ndau


Ndaus

Os ndaus são um grupo étnico que habita o vale do rio Zambezi, do centro de Moçambique até o seu litoral, e o leste do Zimbábue, ao sul de Mutare.

Os ancestrais dos ndaus eram guerreiros da Suazilândia que se misturaram com a população local, constituída etnicamente por manikas, barwes, tewes, nas províncias moçambicanas de Manica e Sofala. A população local do Zimbábue, antes da chegada dos Gaza Nguni, descenderia primordialmente de Mbire, próxima à atual Hwedza.

Língua

O ndau (ou xiNdau) é o idioma falado pelos ndaus, grupo étnico que habita partes de Moçambique e Zimbábue.

É parte da família lingüística xona, falado nos distritos do sul da província de Sofala, Machanga, Chibabava, Búzi, bem como em Nhamatanda, Dondo e Beira (Bangwe), assim como em Machaze e Mossurize, na província de Manica (Danda). Também é falado em Nova Mambone, no norte da província de Inhambane).

Os ndaus também falam o português, em Moçambique, e o inglês, no Zimbábue. Neste país é falado principalmente nos distritos de Chipinge e Chimanimani.


Arte Ndau

Segundo o Ethnologue, estimou-se que havia cerca de 1 900 000 falantes do ndau em Moçambique e 800 000 no Zimbábue.

Política

A Renamo, segundo principal partido político de Moçambique, consegue boa parte de seu apoio político dos ndaus da província de Sofala (onde seu líder, Dhlakama, nasceu, assim como o arcebispo católico de Beira), em parte devido às suas condições sócio-econômicas extremamente precárias, e por sua falta de inclusão dos programas de investimentos financeiros estrangeiros e de desenvolvimento econômico promovidos pelo partido governante.

O primeiro presidente da ZANU no Zimbábue antes da independência foi Ndabaningi Sithole, que nasceu na região próxima ao monte Selinda. Depois de Robert Mugabe assumir o poder, Sithole formou seu próprio partido, ZANU-Ndonga, que ganhou cada vez mais apoio da comunidade ndau. Devido à relação tumultuosa entre Mugabe e Sithole, a população ndau do Zimbábue nunca apoiou totalmente o governo daquele.

9 comentários:

  1. Agradecido pela informação esta bem citada

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma antepassada que devia ser da etnia Ndau.Digo isto porque ela se chamava Ne Guindau. Casou em França com um francês, há vários séculos.

    ResponderEliminar
  3. Este documento é muito interessante. Visto que, eu falo shona e à sua subdivisão "tewe ". Eu não sabia a origem da minha lingua mas agora já sei. Estou muito grato pela está informação. Em fim, gostei da linguagem usada. Clara e objetiva. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelos comentários "A Cultura Moçambicana" agradece... estamos juntos.

    ResponderEliminar
  5. Força para nós os ndaus!

    Ngatifambe!

    ResponderEliminar
  6. as informacoes em relacao a cultura ndau e bastante limitada

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que falta algumas coisas bem mais actualizadas acerca da geografia linguistica, Manica nao fala ndau eu sou de la, historicamente isso pode ser erdade mas actualmente nao a nenhum predominio, se retirarmos o distrito de Gondola e outros que o sotaque deles ee caracteristico a Ndau.

    ResponderEliminar